segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Gourmet Mediterrâneo vegetariano

Neste final de semana, rolou um jantar com tema Mediterrâneo na unidade Vila Mariana da Uni-Yôga.
Preparei uma deliciosa Paella de legumes acompanhada com Tomates Recheados com Couscous ao forno e de sobremesa um Caramel Shortcake, segue abaixo as receitas que utilizei:

Paella de Legumes:

- 1 tomate sem sementes e em tiras - 1/2 xícara chá de ervilha - 1 cenoura em rodelas - 1 pimentão vermelho sem semente em tiras - 1 cebola picada em cubos - 1 abobrinha em rodelas - quanto baste de pimenta dedo-de-moça - 1 colher de sopa de salsinha picada - 3 colheres de sopa de azeite - 1 xícara chá de arroz - 1 tablete de caldo de legumes - quanto baste de açafrão - quanto baste de sal - Pimenta calabresa - Curry

Preparação:

Refogue a cebola no azeite e vá juntando e refogando cada um dos ingredientes por alguns minutos na seguinte ordem: cebola, arroz, ervilha, cenoura, pimentão, tomate, ervilha, abobrinha, pimenta dedo-de-moça picada (a gosto). Coloque 2 xícaras de chá de caldo de legumes fervendo, açafrão, salsinha picada, pimenta calabresa, curry e misture bem. Corrija o sal e a pimenta e deixe cozinhar sem mexer mais. Quando a água estiver quase seca, tampe a panela, desligue e espere 15 minutos antes de servir.

Tomates Recheados com Couscous:

- 5 tomates grandes para rechear - 1 litro de óleo - 1 cebola ralada - 10 tomates maduros picados sem pele e sem semente - 200 g de vagem picada - 1 pimentão vermelho picado - 2 pimentas dedo de moça - 1 pimentão verde picado - 1 tablete caldo de legume - 1/2 xc cheiro verde picado - 1 xc azeitona verde picada - 1 lata de palmito em rodelas - 1 lata ou 1 copo de ervilha fresca cozida - 400 g farinha de milho - 1 colher de sopa de farinha de mandioca - 100 g de brócolis não mto cozido - 1 cenoura grande cozida não mto picada - 1 copo de champignon - 3 ovos cozidos em rodelas - Adicionar temperos diversos a gosto como: cominho, curry, etc... - Ingrediente especial do Wal (50g açúcar amarelo) Modo de Preparo couscous:

Numa panela ponha o óleo e a cebola e deixe fritar um pouco. Depois ponha os outros ingredientes menos o palmito, o brócolis, oovo e o cheiro verde. Depois que fritar um pouco coloque o caldo de legumes dissolvido previamente em 1 copo de água quente. Abaixe o fogo e coloque as duas farinhas aos poucos, mexendo sempre, formando um angú até aparecer o fundo da panela. Despeje em um pirex untado com azeite e enfeite com o palmito, os ovos e o brócolis, leve ao forno por 10 minutos para gratinar. Enquanto o couscous gratina, corte as tampas dos tomates grandes e retire as sementes fazendo um buraco no tomate, preparando-o para ser recheado. depois de gratinar o couscous retire-o do forno e recheie os tomates, leve os toates recheados ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. (pode-se colocar queijo parmesão ralado sobre o tomate para gratinar.

Caramel Shortcake:

Para a Base: - 120g de manteiga com sal - 180g de farinha com fermento - 60g de açúcar Para o Toffee: - 120g de açúcar - 120g de manteiga - 2 colheres de sopa de mel - 1 lata de leite condensado Para a Cobertura: - 1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate - 300 g chocolate negro para culinária Preparação: Base: Derreta a manteiga e adicione primeiro o açúcar e depois a farinha. Amasse tudo até formar uma bola homogênea. Num balcão enfarinhado estenda a massa (não é muito fácil trabalhar esta massa, pois como ela não fica muito sólida parte com facilidade). Numa forma quadrada (com cerca de 20x20cm) forrada com papel vegetal, acondicione no fundo a massa estendida. Fure a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de trinta de minutos. Depois de pronto deixe arrefecer dentro da forma. Toffee: Colocar todos os ingredientes numa panela e levar a fogo brando durante 15 minutos, mexendo sempre. Quando obtiver uma bonita cor dourada e a consistência estiver mais espessa, retire do fogo. Despeje este preparado sem demorar sobre a base cozida, ainda dentro da forma. Tenha em atenção que o toffee ganha muita consistência rapidamente. Deixe esfriar. Camada de chocolate: Derreta o chocolate com a gordura vegetal no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, despeje sobre o toffee e deixe arrefecer no freezer. Uma hora depois ou no dia seguinte, desenforme e corte em pequenos quadrados com uma faca passada por água quente.