segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Gratinado de abobrinha com brócolis

Ingredientes:
1 brócolis
1 abobrinha cortada em círculos
2 tomates fatiados sem pele
300g muzzarela
1 lata de molho de tomate
Preparo:
Cozinhe o Brócolis por 5 minutos na panela de pressão.
Numa travessa de vidro forre o fundo da travessa com a aborbrinha fatiada e leve ao forno pré aquecido à 180º, enquanto assa um pouo, tire a pele dos tomates, corte-os em fatias e depois coloque os tomates na travessa para assar junto com a abobrinha, depois coloque o molho de tomate em um pote e tempere a gosto sem levar ao fogo, coloque o molho de tomate sobre a abobrinha e o tomate e deixe assar mais um pouco, depois de 5 minutos assando, escorra o líquido da travessa em uma panela. Agora acrescente o brócolis, a muzzarela e salpique orégano e pimenta calabreza a gosto sobre o queijo, em seguida leve para gratinar por mais alguns instantes.
Faça um arroz com a água que foi separada para servir junto com o gratinado. asim que o arroz estiver pronto desligue o forno e retire o gratinado. pronto! Agora é só se deliciar com esta receita!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pão de ervas com cominho

Ingredientes: ½ quilo de farinha de trigo 15 g de fermento para pão 15 g de sal 20 g de açúcar 1 colher (sopa) se margarina Preparo: Misture o fermento com o açúcar até virar uma pasta, depois coloque a água, o sal e a margarian derretida misturando tudo até obter um líquido homogêneo. Agora acrescente a farinha de trigo ecomece a sovar o massa, amassando, levantando e empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma, faça isso até a massa desgrudar das mãos, se precisar acrescente mais farinha. deixe a massa descansar por uma hora. Pré aqueça o forno à 180º. Corte a massa dando o formato que você quer para o pão, espalhe numa forma, pincele com água e coloque para assar por 40 minutos mais ou menos. Pronto, agora você ja pode degustar este delicioso pão com o patê de ervas da receita abaixo!

Patê de cebola com ervas Finas

Ingredientes: 1 cebola grande picada em cubos 2 caixas de creme de leite Ervas de provance Pimenta calabresa Preparo: Numa panela, coloque a cebola para fritar sem óleo. Deixe a cebola fritando sem mexer muito até o fundo da panela começar a ficar um pouco dourado, depois coloque três colheres de sopa de água e comece a mexer até a cebola ficar dourada, antes de começar a grudar novamente coloque o creme de leite na panela mexendo até formar uma pasta, em seguida acrescente as ervas de provance, sal e a pimenta calabresa à gosto, mexa mais um pouco até engrossar o creme, desligue o fogo e coloque numa travessa reconda pequena. pronto, agora é so comer com pão, torradas, biscoitos, etc.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Gourmet Mediterrâneo vegetariano

Neste final de semana, rolou um jantar com tema Mediterrâneo na unidade Vila Mariana da Uni-Yôga.
Preparei uma deliciosa Paella de legumes acompanhada com Tomates Recheados com Couscous ao forno e de sobremesa um Caramel Shortcake, segue abaixo as receitas que utilizei:

Paella de Legumes:

- 1 tomate sem sementes e em tiras - 1/2 xícara chá de ervilha - 1 cenoura em rodelas - 1 pimentão vermelho sem semente em tiras - 1 cebola picada em cubos - 1 abobrinha em rodelas - quanto baste de pimenta dedo-de-moça - 1 colher de sopa de salsinha picada - 3 colheres de sopa de azeite - 1 xícara chá de arroz - 1 tablete de caldo de legumes - quanto baste de açafrão - quanto baste de sal - Pimenta calabresa - Curry

Preparação:

Refogue a cebola no azeite e vá juntando e refogando cada um dos ingredientes por alguns minutos na seguinte ordem: cebola, arroz, ervilha, cenoura, pimentão, tomate, ervilha, abobrinha, pimenta dedo-de-moça picada (a gosto). Coloque 2 xícaras de chá de caldo de legumes fervendo, açafrão, salsinha picada, pimenta calabresa, curry e misture bem. Corrija o sal e a pimenta e deixe cozinhar sem mexer mais. Quando a água estiver quase seca, tampe a panela, desligue e espere 15 minutos antes de servir.

Tomates Recheados com Couscous:

- 5 tomates grandes para rechear - 1 litro de óleo - 1 cebola ralada - 10 tomates maduros picados sem pele e sem semente - 200 g de vagem picada - 1 pimentão vermelho picado - 2 pimentas dedo de moça - 1 pimentão verde picado - 1 tablete caldo de legume - 1/2 xc cheiro verde picado - 1 xc azeitona verde picada - 1 lata de palmito em rodelas - 1 lata ou 1 copo de ervilha fresca cozida - 400 g farinha de milho - 1 colher de sopa de farinha de mandioca - 100 g de brócolis não mto cozido - 1 cenoura grande cozida não mto picada - 1 copo de champignon - 3 ovos cozidos em rodelas - Adicionar temperos diversos a gosto como: cominho, curry, etc... - Ingrediente especial do Wal (50g açúcar amarelo) Modo de Preparo couscous:

Numa panela ponha o óleo e a cebola e deixe fritar um pouco. Depois ponha os outros ingredientes menos o palmito, o brócolis, oovo e o cheiro verde. Depois que fritar um pouco coloque o caldo de legumes dissolvido previamente em 1 copo de água quente. Abaixe o fogo e coloque as duas farinhas aos poucos, mexendo sempre, formando um angú até aparecer o fundo da panela. Despeje em um pirex untado com azeite e enfeite com o palmito, os ovos e o brócolis, leve ao forno por 10 minutos para gratinar. Enquanto o couscous gratina, corte as tampas dos tomates grandes e retire as sementes fazendo um buraco no tomate, preparando-o para ser recheado. depois de gratinar o couscous retire-o do forno e recheie os tomates, leve os toates recheados ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. (pode-se colocar queijo parmesão ralado sobre o tomate para gratinar.

Caramel Shortcake:

Para a Base: - 120g de manteiga com sal - 180g de farinha com fermento - 60g de açúcar Para o Toffee: - 120g de açúcar - 120g de manteiga - 2 colheres de sopa de mel - 1 lata de leite condensado Para a Cobertura: - 1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate - 300 g chocolate negro para culinária Preparação: Base: Derreta a manteiga e adicione primeiro o açúcar e depois a farinha. Amasse tudo até formar uma bola homogênea. Num balcão enfarinhado estenda a massa (não é muito fácil trabalhar esta massa, pois como ela não fica muito sólida parte com facilidade). Numa forma quadrada (com cerca de 20x20cm) forrada com papel vegetal, acondicione no fundo a massa estendida. Fure a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de trinta de minutos. Depois de pronto deixe arrefecer dentro da forma. Toffee: Colocar todos os ingredientes numa panela e levar a fogo brando durante 15 minutos, mexendo sempre. Quando obtiver uma bonita cor dourada e a consistência estiver mais espessa, retire do fogo. Despeje este preparado sem demorar sobre a base cozida, ainda dentro da forma. Tenha em atenção que o toffee ganha muita consistência rapidamente. Deixe esfriar. Camada de chocolate: Derreta o chocolate com a gordura vegetal no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, despeje sobre o toffee e deixe arrefecer no freezer. Uma hora depois ou no dia seguinte, desenforme e corte em pequenos quadrados com uma faca passada por água quente.

domingo, 8 de junho de 2008

Ásana

Ásana A magia do movimento que enleva o espírito num apelo à beleza, criando obras de arte corporal, gerando esculturas viventes, brotando umas das outras, encadeadas por um sutil fio de continuidade e de harmonia indescritível! Assim como o escultor, desbastando o bloco de pedra fria faz surgir a obra prima que em seu interior jazia, da mesma forma o yôgin se transfigura e deixa aflorar obra e artista na execução coreográfica dessa dança milenar. Isso é ásana!
Mestre DeRose

Perfil

Nascido em Agosto de 1982, Walmir Rezende Correa, pratica SwáSthya Yôga desde maio de 2004.
Em 2005 foi graduado como Instrutor de SwáSthya Yôga, no curso de formação de instrutores da Universidade de Yôga.
Aos 23 anos de idade, começou a ministrar aulas de SwáSthya Yôga, o Yôga antigo na Uni-Yôga – unidade Anália Franco localizada no Jardim Anália Franco – SP. No começo do ano de 2007 foi transferido para a Uni-Yôga – unidade Vila Mariana localizada na Vila Mariana - SP onde atua até hoje.
Sua excelência técnica é garantida através de revalidação anual e dos conhecimentos do método, que aplica sobre o Yôga antigo, como também, pelo constante aprimoramento através de cursos com especialistas no tema de todo o Brasil, Argentina e países da Europa. Na unidade Uni-Yôga – Vila Marians localizada na Rua Pedro de Toledo, 1378 - São Paulo - SP, ministra aulas de pré-Yôga e de SwáSthya Yôga para alunos iniciantes e avançados. Em trajetória como instrutor de SwáSthya, Walmir Rezende Correa adota duas outras importantes vertentes: Instrutor de SwáSthya Yôga Personal Trainer e Demonstrador de Coreografias de SwáSthya Yôga.
O SwáSthya Yôga Personal Trainer consiste num trabalho de Yôga personalizado que o instrutor Walmir faz há 2 anos na própria residêsncia de alunos ou na Uni-Yôga – Vila Mariana, montando as aulas conforme com suas principais necessidades e objetivos.
Como demonstrador de Coreografias de SwáSthya Yôga, o instrutor Walmir Rezende atua desde setembro de 2006 e neste período, já fez diversas demonstrações em teatros, shows, eventos, raves e lançamentos de livros.

Personal Trainer

O Personal Yôga intenciona o desenvolvimento integral de todas as áreas: física, energética, emocional, mental, intuicional, etc. O treino é especialmente moldado às necessidades do aluno e o foco é no que o aluno necessita e quer desenvolver. Desta forma considero cada individuo como uma personalidade: única e própria. A esta individualidade confiro um treinamento especialmente diagnosticado de acordo com as dificuldades e interesses do praticante.
O aluno Personal Yôga é aquele que recebe o máximo de atenção do instrutor e treinador, pois terá sempre um treino direcionado ao seu biotipo, suas limitações e ambições, o que, obviamente, confere ao aluno um desenvolvimento extremamente rápido e expressivo. O Personal Yôga se adéqua ao dia-a-dia do interessado, sendo assim flexível às mudanças de rotina, como de horários e freqüência de aulas. Ideal para quem procura um treino forte e descomplicado, e merece um tratamento particular e individualizado.
O Personal Yôga também tem uma proposta de trabalho direcionada a atletas amadores e profissionais que desejam integrar e melhorar seu desempenho nas atividades utilizando o Yôga. Os efeitos da prática ocorrem como resultado natural de estarmos exercitando uma filosofia de vida saudável. Se aprendermos a respirar melhor, relaxar, dormir bem, comer de forma mais saudável, fazer exercícios moderados, e trabalhar melhor a coluna, os frutos só podem ser mais saúde e vitalidade.

O que é Yôga?

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.
Esta é a definição que o Mestre DeRose propôs em vários congressos internacionais e que, afortunadamente, tornou-se uma das mais aceitas por todos os tipos de Yôga, os quais consideraram-na a única que abarca as propostas de todos.
Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yôga. Samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yôga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.
Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress, fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.
O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de técnicas corporais belíssimas, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do SwáSthya Yôga compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriya, ásana, yôganidrá, samyama) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.